Parlamentar coleta assinaturas em suporte à proposta de lei que solicita a instalação de sanitários no metrô.

0
O deputado distrital Roosevelt (PL) está visitando estações de metrô no Distrito Federal para coletar assinaturas em apoi o a um projeto de lei que exige a instalação de banheiros nesses locais. O texto está em tramitação na Câmara Legislativa do DF (CLDF) e mais de mil pessoas apoiaram o abaixo-assinado durante uma ação na última segunda-feira (30/10).

O objetivo do projeto de lei de Roosevelt é tornar obrigatória a presença de banheiros em todas as estações do metrô no DF, com uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A proposta destaca a “falta de infraestrutura básica” e menciona a privação da “dignidade da população que utiliza o transporte público”.

No início da semana, foram coletadas assinaturas nas estações Águas Claras, Central (Rodoviária do Plano Piloto), Samambaia, Ceilândia e Park Shopping. O deputado também realizou um experimento em junho, instalando dois banheiros químicos na estação Ceilândia durante o horário de pico. Naquela ocasião, mais de cem pessoas utilizaram os banheiros em cerca de duas horas.

Antes de ser votado em plenário, o projeto ainda precisa ser avaliado pelas Comissões de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), de Assuntos Sociais (CAS), de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e de Constituição e Justiça (CCJ).

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) alega, em seu site oficial, que a falta de banheiros para os usuários do transporte público nas estações é uma “opção” do próprio metrô, “para evitar problemas relacionados à manutenção e segurança”. No entanto, a nota na página informa que o usuário que necessitar do serviço pode solicitar aos funcionários, que estão autorizados a liberar o uso de um banheiro específico, “acompanhado por um funcionário”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *