Padilha, Ministro da Secretaria das Relações Institucionais, reiterou a boa relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Fernando Haddad, da Fazenda. Padilha afirmou que existe uma “total sincronia” entre as equipes.
“Aqueles que continuarem especulando sobre a falta de sintonia entre o presidente Lula e a política econômica conduzida pelo ministro Fernando Haddad vão perder dinheiro novamente, como já fizeram no início do ano”, disse, referindo-se às pessoas que acreditavam em uma grande alta do dólar em relação ao real sob o terceiro governo do petista.
Padilha enfatizou: “Aqueles que especulam politicamente serão derrotados”.
O pronunciamento ocorre depois do presidente admitir que talvez não seja possível cumprir o déficit zero este ano, proposto no arcabouço fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Vamos fazer tudo o que pudermos para cumprir a meta fiscal. O que posso dizer é que ela não precisa ser zero”, explicou Lula na sexta-feira passada (27/11).
Questionado sobre possíveis recuos, Haddad evitou responder e falou em buscar o equilíbrio fiscal “de todas as formas justas e necessárias”.
O ministro também refutou a ideia de que Lula esteja “descomprometido” com a meta: “Se ele não estivesse preocupado com a situação fiscal, ele não estaria buscando apoio da área econômica para orientar os líderes do Congresso”.
O deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator do projeto da LDO, apontou o “constrangimento” causado pelo petista ao ministro, “que tem se esforçado muito para alcançar o déficit zero após a aprovação da agenda econômica”.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.