MPF solicita que prefeito seja afastado devido à disseminação de notícias falsas contra terra indígena.

0

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou o afastamento do prefeito de São Félix do Xingu (PA), João Cléber de Souza Torres (MDB), por divulgação de informação falsa sobre suposta suspensão de operação de remoção de invasores da terra indígena Apyterewa.

De acordo com o MPF, o prefeito de São Félix do Xingu tem apoiado a ocupação irregular de áreas dentro da terra indígena.

O órgão destaca um vídeo publicado pelo político em 17 de outubro no perfil da Prefeitura de São Félix do Xingu, no qual ele afirma ter conversado com o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que a remoção da terra indígena teria sido suspendida.

O político também alegou que pessoas não indígenas que atualmente ocupam a área sairiam do local somente após o recebimento de indenização.

“É evidente a interferência indevida do prefeito ao divulgar informações falsas com o objetivo de prejudicar a remoção da região demarcada como terra indígena Apyterewa”, destaca o MPF.

A remoção da terra indígena Apyterewa tem sido alvo de confronto entre indígenas e não indígenas. No início da semana, um homem foi encontrado morto no local. A Polícia Federal (PF) está investigando o caso.

A vítima foi identificada como Oseias dos Santos Ribeiro e foi encontrada com um tiro no corpo.

Esta não é a primeira vez que João Cléber de Souza Torres é alvo do MPF. Em maio, o órgão pediu a condenação dele e de mais duas pessoas por facilitar a abertura de uma estrada que daria apoio a garimpeiros ilegais que atuam dentro da terra indígena Apyterewa.

A terra indígena é habitada pelos Parakanã e foi demarcada em 2008 pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Desde então, o MPF vem tentando remover não indígenas da região.

O Metrópoles tentou entrar em contato com a Prefeitura de São Félix do Xingu, mas não recebeu resposta. O espaço está aberto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *