As eleições gerais na Argentina terminaram às 18h deste domingo (22/10). Os eleitores foram às urnas para escolher um novo presi dente, além de deputados e senadores.
A votação seguiu tranquila em boa parte do país. Cerca de 66% dos eleitores aptos a votar haviam comparecido às urnas faltando uma hora para o fim do pleito, de acordo com a Dirección Nacional Electoral (Dine). No final, o índice chegou a quase 75% do eleitorado.
Em uma entrevista ao Clarin, Marcos Schiavi, chefe do Dine, afirmou que os resultados preliminares devem indicar os vencedores ou a realização de um segundo turno por volta das 22h de hoje.
Os resultados serão divulgados no portal resultados.gob.ar. No entanto, o número final da apuração de todos os votos só deve ser apresentado no fim da semana, após os processos de contagem e recontagem.
Na Argentina, o voto é feito em papel, com os eleitores colocando os santinhos dos candidatos em um envelope. No entanto, o processo de contagem é capaz de identificar automaticamente as imagens dos votos selecionados, o que permite uma apuração mais rápida do que nos anos anteriores.
Nas prévias obrigatórias da eleição ocorridas em agosto, o resultado preliminar também foi divulgado por volta das 22h e, na segunda-feira seguinte, houve apenas a confirmação dos números.
Inicia-se o processo de contagem de votos na Argentina; o resultado provavelmente será anunciado no próximo domingo.
