Garden Lucky GOSSIP Governadores contrários a Lula se encontram para debater questões de segurança

Governadores contrários a Lula se encontram para debater questões de segurança

A reunião de governadores de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), membros do Consórcio de Integração do Sul e do Sudeste (Cosud), acontecerá nos próximos três dias em São Paulo para discutir questões relacionadas à segurança pública.
Esse assunto é importante para o governo federal, que enfrenta críticas devido à crise de segurança ocorrendo na Bahia, estado governado pelo PT há 16 anos e onde mais de 70 pessoas foram mortas apenas em setembro em ações policiais.
O Metrópoles apurou que os governadores irão focar nesse tema como uma oportunidade de contrapor as políticas de segurança petistas, especialmente na região Nordeste, onde oito dos nove governadores apoiam Lula.
Em agosto, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicamente defendeu a união através do Cosud para evitar eventuais perdas financeiras nas regiões Sul e Sudeste no Congresso Nacional.
A declaração de Zema levou governadores de estados nordestinos a divulgarem uma nota pedindo o fim de supostas “narrativas segregadoras”.
Embora o Cosud exista desde 2019, criado com o objetivo de reunir os sete governadores dos estados com maior PIB do país (ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP), a formalização do consórcio ocorreu apenas em 2023.
O único governador que faz parte do consórcio e não é opositor a Lula é o chefe do Executivo do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), cujo partido é o mesmo do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O encontro também reunirá, além de Casagrande e Zema, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Paraná, Ratinho Junior (PSD); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Entre quinta (19/10) e sábado (21/10), os governadores participarão de reuniões de 16 grupos temáticos sobre assuntos como Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Será o quarto encontro do Cosud em 2023. O grupo se reuniu em Foz do Iguaçu em fevereiro, no Rio de Janeiro em março e em Belo Horizonte em junho.
A ideia do consórcio é promover encontros entre os governadores a cada 90 dias para discutir o desenvolvimento das regiões. O governador paranaense Ratinho Junior foi escolhido como o primeiro coordenador oficial do Cosud a partir de 1º de janeiro de 2024.
Denuncie ou sugira uma reportagem sobre São Paulo através do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts