“A Certificação B Corp é uma designação que indica que uma empresa atende a altos padrões de desempenho verificado, responsabilidade e transparência em áreas como benefícios para funcionários, doações de caridade, práticas de cadeia de suprimentos e materiais de insumos”, explica a organização em seu site.
Apesar de ter tido algumas polêmicas no Brasil, como acusações de plágio e campanhas controversas, a Farm tem se esforçado para aumentar sua credibilidade no exterior. Reconhecida pelas estampas florais e de vegetação, a marca colocou a responsabilidade ambiental como uma prioridade.
Para receber a certificação B Corp, a marca brasileira foi avaliada em cinco áreas principais: governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes. No final da avaliação, a empresa obteve 85,5 pontos.
As empresas que desejam receber e manter a certificação devem obter uma pontuação mínima de 80 na avaliação, que leva em consideração o desempenho social e ambiental, além de comprometer-se com a transparência e os compromissos da B Corp. A renovação do título ocorre a cada três anos.
Entre as iniciativas recentes da Farm Rio, está o cultivo da terra em parceria com a organização sem fins lucrativos One Tree Planted, que se dedica a programas de reflorestamento em todos os biomas brasileiros, incluindo a Floresta Amazônica. No final de agosto, a marca plantou diferentes tipos de árvores para inaugurar uma pop-up store na Liberty, uma loja de departamentos em Londres, Reino Unido.
Ao receber a certificação B Corp, a Farm Rio junta-se a um seleto grupo de marcas, como a Chloé da França, que atenderam aos requisitos estabelecidos pela organização. No mundo todo, existem cerca de 4.300 empresas B Corp em 77 países.
Além de todas as controvérsias, a Farm tem incorporado elementos em sua estrutura que apoiam uma cadeia de produção mais sustentável. A certificação B Corp demonstra que a empresa atendeu voluntariamente a padrões elevados. Alguns critérios incluem diferentes níveis de transparência relacionados a matérias-primas, cadeia de suprimentos, produção, filantropia, bem como tratamentos relacionados a funcionários e construção de comunidades.