EducaPais: entenda o conceito por trás da rede de segurança dos direitos dos jovens.

0

A expressão “quando nasce uma criança, nasce uma mãe” é bastante conhecida, não é mesmo? Porém, muitas vezes esquecemos que as crianças e os adolescentes precisam de um suporte muito além da mãe e da família.

Uma Rede de Proteção é formada por entidades, profissionais e instituições que trabalham para garantir suporte e proteger os direitos das crianças e adolescentes. Nesse grupo, destacam-se representantes do poder público e da sociedade civil, além de órgãos autônomos como os conselhos tutelares e as escolas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece um Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, cujo objetivo é promover a articulação entre diferentes instâncias do governo e da sociedade civil para garantir a efetivação de todos os direitos das crianças e adolescentes, sejam eles civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, coletivos ou difusos.

No quarto episódio do videocast EducaPais, a doutora em Educação pela UNB e servidora do GDF, Liana Correia, e a gerente de Marketing do Marista Centro-Norte e membro do Comitê Marista de Proteção à Criança e ao Adolescente, Irene Simões, discutem todos esses temas. Assista ao episódio completo.

Ouça também no Spotify.

O portal Metrópoles, em parceria com os colégios Maristas, se uniu para refletir sobre assuntos que impactam diretamente a vida dos estudantes e educadores dentro da escola, em um videocast com professores e especialistas. Ao longo de 10 episódios semanais, são debatidos temas como ansiedade, depressão, tecnologia, projeto de vida, rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, entre outros, sob diferentes perspectivas – de quem vivencia o dia a dia dentro e fora das escolas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *