Compreenda por que a atenção à saúde bucal é mais importante durante a gravidez

0

A gestação em si requer uma série de cuidados específicos para a saúde da mulher. Deve-se garantir que o organismo esteja em p erfeito funcionamento, na medida do possível, para poder gerar uma nova vida. No entanto, poucas pessoas têm conhecimento de que a saúde bucal também exige atenção especial durante esse período.

A dentista Anna Karolina Oliveira Ximenes, da clínica IGM Odontopediatria, explica que a saúde bucal se torna mais delicada durante a gravidez devido às alterações hormonais que ocorrem nessa fase.

“Há um aumento nos níveis de progesterona e estrogênio, e esses hormônios podem deixar o tecido gengival mais suscetível às bactérias presentes na placa dental. Como resultado, as mulheres grávidas estão mais propensas à gengivite, que é a inflamação gengival, e o principal sinal disso é o sangramento da gengiva”, afirma.

Além disso, há outro detalhe interessante. “Algumas grávidas podem ter longos períodos de náuseas e vômitos, o que expõe os dentes aos ácidos estomacais. Esses ácidos podem danificar o esmalte dos dentes, aumentando o risco de cáries”, diz a dentista.

E não é só isso: esses dois fatores se somam a possíveis mudanças na dieta, como o aumento do desejo por alimentos açucarados, o que eleva ainda mais o risco de cáries.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *