Nasceu na Espanha o primeiro bebê europeu concebido por um casal de d uas mulheres. O parto ocorreu na última segunda-feira (30/11), na maternidade do Hospital Juaneda Miramar, em Maiorca, mesma instituição de saúde onde a técnica revolucionária de reprodução assistida foi desenvolvida.
As mães, Azahara, 27 anos, e Estefanía, 30, foram submetidas a um método chamado INVOcell. Um dispositivo que funciona como uma incubadora foi colocado abaixo do colo do útero de uma delas. O embrião permaneceu lá durante os primeiros dias de desenvolvimento. Nos casos tradicionais, esse processo ocorre em laboratório.
Em seguida, o dispositivo foi removido e transferido para o útero da outra mulher. Esses procedimentos permitiram que as duas mães participassem do processo de gestação do filho.
Azahara recentemente passou por uma cirurgia no estômago e não poderia levar a gestação até o fim. “Os médicos nos deram a oportunidade de fazer isso, explicaram a técnica e, bem, decidimos fazer. Ter o embrião dentro de mim por cinco dias foi algo muito bonito”, disse Azahara em uma publicação nas redes sociais do hospital.
“Estamos todos muito felizes e satisfeitos. Tanto a família dela quanto a minha”, afirmou Estefanía, em uma entrevista à rede de televisão espanhola IB3. Ela seguiu com a gestação nos meses seguintes. Derek Eloy nasceu saudável, pesando 3,3 kg.
Os médicos afirmam que o procedimento é mais econômico do que a fertilização in vitro (FIV) tradicional e possui a mesma taxa de sucesso. O chefe do laboratório da clínica Juaneda Fertility, Felipe Gallego, afirma que essa técnica permite que, a partir de agora, os casais de mulheres que desejam ter filhos possam compartilhar o embrião.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.