Quem pratica atividade física sabe que o ovo é uma fonte proteica indispen sável para a dieta, seja para a perda ou ganho de peso. Por isso, muitos atletas optam por usar um suplemento específico que contenha esse tipo de proteína: a albumina.
A albumina é uma proteína produzida no fígado e é responsável por várias funções do corpo, como regular o pH e transportar nutrientes. No entanto, é possível encontrá-la em certos alimentos, como o ovo, através da pasteurização e desidratação da clara (ovoalbumina).
Devido à sua composição de aminoácidos essenciais e não essenciais, a albumina se tornou um suplemento reconhecido para o consumo, oferecendo diversos benefícios para a saúde. Além de ser uma alternativa ao consumo de ovo ou clara cozida, essa proteína promove a sensação de saciedade devido à digestão mais lenta.
“Proteínas do soro do leite, como whey, ou proteínas de origem animal ou vegetal, como ervilha e arroz, são alternativas para complementar a demanda proteica do organismo. No entanto, a albumina apresenta um melhor custo quando consideramos a qualidade dos aminoácidos disponíveis e o valor do suplemento”, explicou o doutor em ciências dos alimentos, Carlos Eduardo Rocha Garcia, ao Globo Esporte.
A suplementação de albumina também está associada à oferta de aminoácidos essenciais que auxiliam no bom desempenho de atividades físicas e no crescimento muscular. Como seu sabor não é muito agradável, pode ser consumida com iogurte, sucos ou até mesmo em cápsulas.
Para ganhar massa muscular de forma saudável, é necessário seguir uma rotina de atividade física regular e ter uma alimentação rica em fontes de proteína.
As repetições dos exercícios devem ser feitas de forma lenta, principalmente durante a fase de contração muscular, para que o ganho de massa muscular seja mais eficiente durante o período de recuperação.
Não interrompa o exercício ao começar a sentir dor ou sensação de queimação. É nesse momento que as fibras dos músculos brancos começam a ser rompidas, levando ao crescimento muscular.
Realize de três a cinco treinos por semana, alternando os grupos musculares. O descanso é fundamental para o crescimento muscular.
Tenha uma alimentação saudável e rica em proteínas. Elas são responsáveis pela manutenção das fibras musculares e estão diretamente relacionadas ao crescimento muscular.
A musculação ajuda a aumentar a massa magra no corpo.
É necessário ter paciência para alcançar os resultados desejados e sempre treinar com orientação profissional.
Não pare quando alcançar o objetivo para evitar a perda da definição conquistada. Geralmente, a perda de massa muscular pode ser observada em apenas 15 dias sem treino.
Manter uma rotina disciplinada favorece o aumento dos músculos. Não pare quando atingir seus objetivos, pois a perda de massa magra pode ser percebida em apenas duas semanas sem atividades.
O tempo de descanso entre os treinos também influencia nos resultados.
Para ganhar massa muscular de forma saudável, é necessário seguir uma rotina de atividade física regular e ter uma alimentação rica em fontes de proteína.
De acordo com o nutricionista Eduardo Reis, o uso de albumina depende dos objetivos individuais (ganho de massa ou perda de peso). Portanto, é necessário avaliar se a pessoa está passando por alguma condição que necessite de maior consumo de proteínas.
“Pode-se fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de albumina no sangue e, a partir disso, fazer a recomendação, que pode variar desde uma alimentação saudável com alimentos ricos em proteína, como ovos, leite e carne, até o uso de suplementos”, explicou o profissional, ao GE.
Já leu todas as notas e reportagens de Vida&Estilo hoje? Clique aqui.