Na região norte da Faixa de Gaza, foi realizado um bombardeio no campo de r efugiados de Jabalia nesta quarta-feira (1°/11). Este novo ataque aéreo acontece enquanto a área se recupera de outro ataque israelense, ocorrido na terça-feira (31/10).
De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), o disparo contra o campo de refugiados resultou na morte de Muhammad A’sar, líder da unidade anti-tanque do Hamas. “Sob o comando dele, vários ataques com mísseis antitanque foram realizados contra civis e soldados das FDI”, afirma o comunicado das Forças de Defesa.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) demonstrou preocupação em relação aos bombardeios. “As cenas de matança no campo de Jabaliya, em Gaza, após os ataques de ontem e hoje, são horríveis e aterrorizantes”, diz em nota.
“Embora ainda não tenhamos uma estimativa do número de crianças vítimas do ataque, as casas das pessoas foram destruídas, centenas parecem estar feridas e mortas, sendo muitas delas crianças”, detalha.
A entidade fez um apelo por um imediato cessar-fogo humanitário, para garantir a proteção de todas as crianças e para um acesso humanitário seguro e desimpedido.
Um ataque aéreo foi realizado no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza. As imagens mostram uma cratera no local do ataque, além da mobilização dos palestinos para resgatar as vítimas dos escombros.
De acordo com o Ministério da Saúde da Palestina, controlado pelo Hamas, o ataque israelense deixou centenas de vítimas, entre mortos e feridos. Registros compartilhados nas redes sociais mostram que há crianças entre as vítimas.
As FDI divulgaram um comunicado afirmando que os ataques no campo de refugiados visavam alvos do grupo extremista Hamas. Os ataques aéreos resultaram na morte de Ibrahim Biari, um dos líderes do ataque realizado em 7 de outubro.
“Ele também foi responsável por enviar terroristas que realizaram o ataque terrorista de 2004 no porto de Ashdod, onde 13 israelenses foram mortos, e foi responsável por disparos de foguetes contra Israel e por vários ataques às FDI nos últimos 20 anos”, completa a nota.
O texto ainda menciona que a morte ocorreu durante um amplo ataque contra terroristas e infraestruturas terroristas do Batalhão Central de Jabalia. “Vários terroristas do Hamas foram atingidos no ataque”, diz a nota.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.