Um dos membros do Quarteto em Cy, a cantora Cyva, faleceu aos 85 anos neste d omingo (22/10) no Rio de Janeiro. Uma declaração publicada no Instagram oficial do grupo confirma o falecimento da artista, porém não esclarece a causa da morte.
“É com grande tristeza que noticiamos a passagem de Cyva, membro e fundadora do Quarteto em Cy. Cyva participou de toda a trajetória do grupo, desde 64, em todas as formações. Uma grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Sentiremos muito a sua falta! Que Deus e os anjos a recebam com muita luz”, diz a declaração.
Cyva, membro do Quarteto em Cy, estava internada em um hospital no Rio de Janeiro.
De acordo com o G1, Cyva estava internada no Hospital Casa Rio Botafogo, no Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre o velório da artista.
Cyva e as irmãs Cynara, Cylene e Cybele eram responsáveis por formar o grupo vocal, criado em 1964. Cynara faleceu em abril deste ano, por uma insuficiência respiratória, aos 78 anos.
Cyva cantou com as irmãs pela primeira vez no Bottles Bar, localizado no Beco das Garrafas, em junho de 1964. Nesse ano, elas gravaram o primeiro LP autointitulado e em 1965 participaram no Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell. Porém, a parceria familiar não durou muito.
Em 1966, Regina Werneck substituiu Cylene e o Quarteto em Cy viajou para os Estados Unidos, onde passou a se chamar Girls From Bahia. Fora do Brasil, elas gravaram novos LPs, participaram de programas de TV e fizeram shows pelo país.
Cynara deixou o grupo em 1968, junto com a irmã Cybele, com quem gravou um LP em dupla. Mas retornou em 1972, para uma nova formação com Cyva, Sônia e Dorinha Tapajós.