Garden Lucky GOSSIP A confiança no setor de serviços registra queda e atinge o patamar mais baixo em cinco meses.

A confiança no setor de serviços registra queda e atinge o patamar mais baixo em cinco meses.

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), mensurado pela Fundação Get ulio Vargas (FGV), voltou a diminuir em outubro deste ano, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (30/10).

O indicador registrou uma queda de 1,6 ponto, atingindo 95,3 pontos em outubro, de acordo com a FGV. Esse é o menor nível em cinco meses, desde maio.

Em setembro, a confiança do setor de serviços já havia diminuído 0,5 ponto, para 96,9. Em agosto, a queda foi de 0,6 ponto, interrompendo uma sequência de cinco meses seguidos de aumento.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Expectativas (IE-S) caiu, recuando 3,3 pontos, para 91,4, o menor nível desde abril. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S) diminuiu 0,2 ponto, para 99,3.

“A confiança do setor de serviços caiu pelo terceiro mês consecutivo, devido à piora das perspectivas para os próximos meses. Apesar da demanda resiliente, há uma leve piora na percepção das avaliações em relação à situação dos negócios”, afirma Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

“Entre os setores, os serviços oferecidos às famílias estão mostrando sinais de perda de força. Após um primeiro semestre favorável para o setor, os resultados indicam um cenário mais desafiador com perspectivas de queda na demanda, impulso de contratações e tendência dos negócios. A recuperação dependerá da melhora da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho”, avalia Pacini.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts