A bolsa desvaloriza e o dólar se valoriza, devido ao aumento da tensão no Oriente Médio.

0

O Ibovespa encerrou em significativa queda de 1,60%, atingindo os 114.059 pontos, no dia de hoje (18/10). O índice principal da Bolsa brasileira (B3) foi influenciado negativamente pelo aumento da instabilidade no Oriente Médio, após o ataque a um hospital na Faixa de Gaza, bem como por novas preocupações com o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos.

Segundo o analista Lucas Almeida, especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital, o aumento nos títulos da dívida dos Estados Unidos, conhecidos como Treasuries, também tem contribuído para o “pessimismo na Bolsa”. “O aumento das taxas de juros no mercado americano pode desencorajar o fluxo de capital para mercados considerados mais arriscados, como o Brasil”, afirma Almeida.

As ações da Vale, que possuem grande peso no Ibovespa, também sofreram uma queda expressiva no pregão, registrando um recuo superior a 3%. A empresa divulgou na terça-feira (17/10) o relatório de produção e vendas do terceiro trimestre, que ficou próximo das expectativas. No entanto, as dificuldades do setor imobiliário da China continuam, o que afeta negativamente as cotações de mineradoras e siderúrgicas no Brasil.

Além disso, observa Almeida, os dados divulgados pela Vale mostraram um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) menor do que o esperado. “Isso chamou a atenção do mercado e parece ter preocupado os investidores, principalmente devido à redução nas projeções de produção de cobre”, afirma.

Entre as maiores altas do dia, destacam-se as ações da Petrobras, que subiram 2%, além das petrolíferas menores. Essas empresas estão se beneficiando diretamente do aumento do preço do petróleo, causado pelo conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas, no Oriente Médio.

O cenário internacional e o aumento nos Treasuries também pressionaram o dólar. A moeda americana fechou com uma alta de 0,37%, sendo cotada a R$ 5,053.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *