Garden Lucky GOSSIP A aeronave carregando donativos do MST destinados a brasileiros na Faixa de Gaza aterrissa no Egito.

A aeronave carregando donativos do MST destinados a brasileiros na Faixa de Gaza aterrissa no Egito.

Os alimentos oferecidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) às vítimas da guerra na Palestina chegaram ao Cairo , no Egito, por meio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta terça-feira (31/10). Os suprimentos para ajuda humanitária aos afetados na Faixa de Gaza, incluindo os brasileiros que serão repatriados, agora aguardam a liberação para cruzar a fronteira.
Tanto o governo federal quanto a sociedade civil estão se mobilizando para ajudar essas pessoas. Ao todo, foram doadas duas toneladas de alimentos. A meta do MST, conforme divulgado na segunda-feira (30/10), é alcançar 100 toneladas.
O carregamento do MST inclui arroz, produtos derivados do milho, açúcar e leite em pó, e está sendo enviado para a região por meio da aeronave VC-2 (Embraer 190) da FAB. A aeronave pousou por volta das 16h30 no horário local. Após atravessar a fronteira e fazer a entrega das doações, o avião retornará ao Brasil.
“As pessoas que não estão morrendo nos bombardeios estão correndo um grande risco de morrer de fome, falta de água potável e falta de alimentos”, alertou a líder nacional do MST, Cassia Bechara.
A saída dos brasileiros da região, que está prevista para ocorrer através da passagem de Rafah, depende da autorização de Israel e do Egito. Um avião está aguardando no Cairo para resgatá-los. É através do mesmo local que a doação do MST chegará.
O voo partiu do Brasil para o Egito na segunda-feira (30/10). Existem atualmente 34 pessoas sob os cuidados do Brasil na região da Faixa de Gaza. Destas, 24 são brasileiros e 3 são palestinos e parentes próximos dos brasileiros. O grupo é composto por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.
No meio desses grupos de repatriados, está o menino Bader Monir, de 11 anos, que expressou medo de morrer no conflito e a vontade de vir logo para o Brasil. Os futuros repatriados estão aguardando em abrigos temporários ou em suas próprias residências nas cidades de Rafah e Khan Yunis a autorização para cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito através da passagem de Rafah.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts